Cérebro

AVC – Acidente Vascular Cerebral

AVC – Acidente Vascular Cerebral

Acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando há o entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue para o cérebro, provocando comprometimento da área cerebral que teve a circulação sanguínea interrompida.  O AVC pode ser isquêmico (AVCI), isto é, há o entupimento do vaso sanguíneo cerebral, ou hemorrágico (AVCH) no caso de romper o vaso sanguíneo cerebral.

Os principais sintomas são alterações de sensibilidade e diminuição da força de um lado do corpo e na face, alteração da fala e da compreensão, dor de cabeça súbita, instabilidade, vertigem, náuseas e vômitos.

De acordo com as regiões cerebrais atingidas e sua extensão,  o AVC poderá ter menor intensidade com ou sem sequelas, ou maior intensidade com sequelas mais severas.

O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e demais profissionais, focados na reversão ou redução das áreas cerebrais atingidas, no controle das causas e na reabilitação das funções neurológicas.

É importante que o paciente seja atendido de forma rápida, emergencial, em um hospital, pois o tempo entre o início dos sintomas e do tratamento é fundamental para que o risco de sequelas seja reduzido.  A prevenção de fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, sedentarismo e obesidade, entre outros, são fundamentais e devem ser considerados por todas as pessoas.