Cérebro

Aneurisma

Aneurisma

O aneurisma cerebral é uma área frágil caracterizada pela dilatação da parede de uma artéria do cérebro. Cerca de 5% da população poderá apresentar algum tipo de aneurisma cerebral, mas um pequeno número desses aneurismas causarão sintomas decorrentes do seu crescimento ou ruptura.

Diabetes, tabagismo, alcoolismo, hipertensão arterial e alteração dos níveis de colesterol e triglicérides são considerados fatores de risco para doença. Há uma incidência maior em famílias com histórico de diagnóstico de aneurisma cerebral.

Os aneurismas cerebrais podem ser assintomáticos. Os sintomas normalmente aparecem com a ruptura do aneurisma que provoca hemorragia cerebral: dor de cabeça súbita, rigidez de nuca, náuseas e vômitos, desmaio ou perda súbita da consciência.

O diagnóstico é realizado através de exames complementares: angiotomografia do crânio, angioressonância magnética do encéfalo, angiografia digital encefálica/cateterismo.

A decisão quanto ao tratamento será multidisciplinar levando em consideração as condições clínicas do paciente, localização, tamanho e características do aneurisma. As opções de tratamento são a microcirurgia cerebral para clipagem do aneurisma e a embolização por via endovascular.