Tumor
Tumores do Cérebro e Cerebelo
Dor
Cérebro
Tumor
Coluna Vertebral
Neuroendoscopia
Tumores do Cérebro e Cerebelo
Os tumores cerebrais são representados por uma população distinta e heterogênea de neoplasias benignas e malignas. Os tumores malignos podem ser divididos em tumores primários, que se iniciam no próprio cérebro, e em tumores secundários que se originam de outras partes do corpo, também chamados de metástases cerebrais.
Os principais sintomas incluem dores de cabeça, convulsões, alterações visuais, vômitos, alterações do comportamento, da fala e déficits motores.
Os tumores primários mais comuns são os gliomas e meningeomas. As metástases cerebrais mais frequentes são originadas a partir de neoplasias da mama, pulmão, pele, rins e intestino.
Em crianças, os tumores do sistema nervoso são as neoplasias sólidas mais frequentes, sendo localizados principalmente no cerebelo; o meduloblastoma e o astrocitoma pilocítico são os tipos histológicos mais encontrados.
O diagnóstico dos tumores é realizado pelo exame físico neurológico, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O tratamento poderá incluir a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Medicamentos anticonvulsivos, corticoides e analgésicos são normalmente empregados para alívio dos sintomas.
O resultado anatomopatológico da lesão é fundamental para a confirmação histológica e molecular da neoplasia, e também, para a sequencia do tratamento pós cirúrgico.
O prognóstico das neoplasias cerebrais varia consideravelmente de acordo com o tipo de tumor cerebral.