Coluna Vertebral

Hérnias de Disco

Hérnias de Disco

O disco intervertebral é a estrutura existente entre as vértebras da coluna cervical, torácica e lombar, com a função de amortecer impactos e articular uma vértebra a outra. É constituído por um tecido cartilaginoso e elástico com uma estrutura externa rígida, o anel fibroso, e um núcleo interno gelatinoso chamado núcleo pulposoCom o passar do tempo, isto é, à medida que envelhecemos, os discos intervertebrais tornam-se desgastados, podendo romper-se e deslocar-se de sua posição natural, causando hérnia de disco, o que leva a compressão de raízes nervosas e consequentemente dor. A região cervical e lombar são as mais acometidas por hérnias de disco por suportarem mais carga e estarem relacionadas a uma maior amplitude de movimentos.

Os principais sintomas da hérnia de disco cervical são a dor na coluna cervical irradiada para o ombro e braço, associada a parestesia (formigamento). Na região lombar caracteriza-se por dor lombar irradiada para o glúteo e perna, obedecendo o trajeto do nervo ciático, associa-se formigamento ao longo da perna e do pé. A dor é um importante sintoma, quando de forte intensidade pode dificultar o paciente para deambular (andar, caminhar) exercer suas funções do dia a dia.

A hérnia de disco acomete com frequência pessoas entre 30 e 50 anos de idade, o diagnóstico é realizado por meio da história de vida do paciente ou história da dor e exame clínico, associados ao RX, tomografia e ressonância magnética da coluna.

 

Tratamento

Na hérnia de disco cervical a escolha do tratamento leva em consideração a intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente e se existe ou não redução da força motora no membro superior. Normalmente inicia-se o tratamento com analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, redução da carga de esforço físico e, quando necessário, com uso de colar cervical. O tratamento cirúrgico é indicado para o paciente que não responde ao tratamento conservador e quando há redução da força no membro, que ocorre pela compressão exercida pela hérnia sobre a raiz nervosa. A cirurgia consiste na retirada do disco e na descompressão da raiz nervosa. Esse disco retirado poderá ser substituído por uma prótese apropriada ou osso.

Na hérnia de disco lombar normalmente existe uma boa resposta ao tratamento clínico conservador, sendo recomendado o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, hidroterapia, acupuntura, além de um repouso relativo, ou seja, não realizar esforços físicos intensos ou moderados que possam agravar a dor. A grande maioria dos pacientes melhoram com o tratamento e conseguem retomar as atividades. A cirurgia deverá ser bem indicada, obedecer aos critérios médicos, sendo reservada para os casos em que o tratamento conservador não tenha sucesso, e para os pacientes que apresentem ou evoluem com déficit na força motora do membro inferior.

 

Prevenção:

Faça atividades físicas recomendadas para sua faixa etária e evite o sedentarismoLivre-se do excesso de peso; evite a obesidade.
Evite atividades físicas com alta carga de esforço.
Fuja do tabagismo e do uso de bebidas alcoólicas, não só para prevenir hérnias, mas também outras doenças.
Mantenha posturas corretas ao andar e sentar.
Use colchões e travesseiros adequados para seu tamanho e peso, apoie com conforto o pescoço e a cabeça.
Siga as recomendações do seu médico.